domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

INVERNO DEVE SE MANTER MAIS FRIO E MENOS CHUVOSO NA BAHIA ESTE ANO

João Paulo - 21/06/2023 07:00

De acordo com as informações adicionais fornecidas, no primeiro dia do inverno, em Salvador, está prevista a passagem de uma frente fria que trará instabilidade, chuvas fracas a moderadas e intensificação dos ventos. O céu pode variar entre nublado e parcialmente nublado ao longo do dia.

No geral, na Bahia, é esperada uma redução das temperaturas, especialmente nas regiões mais elevadas, como a Chapada Diamantina, onde pode chegar a uma mínima de 10 ºC. No entanto, nas regiões oeste e Vale do São Francisco, as temperaturas podem ser mais elevadas à tarde, em torno de 35 ºC, o que evidencia uma alta amplitude térmica.

Durante o período, é comum haver presença significativa de neblina ao amanhecer em regiões como a Chapada, o Recôncavo Baiano e, às vezes, na região metropolitana de Salvador (RMS). No entanto, é esperado um volume de chuvas menor em comparação ao outono, com quantidade normal ou abaixo da média, devido à influência do fenômeno El Niño. Ao longo da faixa litorânea, as ocorrências de chuva tendem a ser mais fracas, com períodos de sol.

É importante ressaltar que, até o momento, as chuvas em junho não ultrapassaram a média prevista para o mês. O acumulado até o dia 20 foi de 182,6 milímetros, equivalente a 76,9% da média esperada, que é de 237,6 mm, portanto, dentro da normalidade. Durante o inverno, a redução das chuvas em grande parte do país ocorre devido à persistência de massas de ar seco, o que diminui a umidade relativa do ar e favorece a ocorrência de queimadas, incêndios florestais e o aumento de doenças respiratórias. O inverno terá término em 23 de setembro, às 3h50.

 

Crédito: Arisson Marinho/CORREIO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.