O vereador Henrique Carballal (PDT), que deve assumir a CBPM em breve, teve uma proposta rejeitada na Câmara Municipal de Salvador (CMS), nesta terça (20). O projeto sugeria uma mudança no nome da ‘Estrada São Gonçalo do Retiro’ para ‘Avenida Mãe Aninha’. De acordo com Carballal, o objetivo era homenagear a Mãe Aninha pelos feitos em prol da religião de matriz africana.
“[Ela] faleceu em 1938, deixando não apenas um legado, mas exemplo de mulher guerreira e desbravadora, que merece muito mais que respeito; merece reconhecimento e todas as honras; de Salvador, da Bahia; do Brasil; de todos os brasileiros”, diz em um trecho da Justificativa.
Quem rejeitou o projeto, foi o relator, vereador Téo Senna (PSDB), sob a justificativa de consulta à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Prefeitura de Salvador.
“Conforme documentação acostada ao projeto, fruto da consulta feita à Sedur, inexiste a possibilidade da troca de nome solicitada, em virtude das lei que a nominou e que estabelece a nomenclatura e codificação das vias públicas no município de Salvador”, justifica.
Curiosamente, o vereador Téo Senna é autor do projeto que pede a alteração do nome da rua Alameda das Catabas, na Pituba, para a ‘Alameda Beverly Hills’, argumentando que o nome da rua gera dificuldade para os moradores solicitarem corridas por aplicativos e, que devido à “elegância da rua” os residentes do local desejam que a Alameda seja batizada em homenagem a cidade americana de Los Angeles.
Foto: Divulgação/CMS