Para reduzir as fraudes nos reembolsos dos planos de saúde, desde o início do ano as operadoras têm colocado mais exigências em seus processos de concessão de ressarcimento, tanto para os usuários como para os prestadores de serviço. A maior burocracia e a consequente demora no ressarcimento levaram ao aumento das reclamações sobre reembolso à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Até a primeira semana deste mês, o número de queixas correspondia a cerca de 80% de todos os registros em 2022: 23.366, contra 30.567. Na avaliação de Rafael Robba, advogado especialista em direito à Saúde do escritório Vilhena e Silva, em alguns casos há abuso de direitos pelas operadoras, e cria-se dificuldade excessiva para o usuário:
— Muitas pessoas têm reclamado que, mesmo encaminhando recibo do médico, nota fiscal, ainda assim alguns planos exigem até cópia do extrato bancário, o que considero abusivo. Ninguém quer fraude, é ruim para todo o sistema de saúde e tem que ser combatida, mas não pode servir de pretexto para abusar dos consumidores, que, em sua maioria, agem corretamente.
A desconfiança que passou a pairar sobre o mercado quando o assunto é desembolso está afetando o fluxo de caixa dos prestadores de serviço. Segundo Milva Pagano, diretora executiva da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), o prazo de pagamentos de reembolso pelas operadoras foi de uma média de 80 dias para mais de cem dias após a realização do exame, com o aumento dos procedimentos de conferência. O percentual de negativa de pagamento, conta ela, também aumentou.
— As fraudes têm impacto na sustentabilidade do sistema como um todo, apoiamos as iniciativas de FenaSaúde e Abramge. Mas é fato que o aumento de glosas e de prazos de pagamento afeta o fluxo de caixa das empresas. As grandes ainda conseguem suportar, mas as menores, a médio e longo prazo, podem sucumbir se continuar assim. O que seria ruim para todos, pois significaria um mercado cada vez mais consolidado e com menor escolha para o consumidor — afirma Milva.
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