sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

DEPUTADOS DA BASE INICIAM CORRIDA ANTECIPADA PELA SUCESSÃO DE LIRA NA CÂMARA

João Paulo - 18/06/2023 07:55

A relação de desconfiança do Palácio do Planalto com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tem precipitado uma intensa movimentação nos bastidores pela sucessão do comando da Casa Legislativa. Com a impossibilidade do deputado alagoano de concorrer a um novo mandato, dois nomes já despontam como favoritos ao cargo a pouco mais de um ano e meio da eleição: o do deputado Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil, e de Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos. Ao mesmo tempo, parlamentares de partidos da base tentam conquistar o apoio do governo para entrar na disputa, o que impacta na dificuldade do Executivo em formar uma tropa sólida no Parlamento.

Um dos interessados em receber o selo de candidato de Lula na corrida à presidência da Câmara é o atual líder do PSD, Antonio Brito (BA). Na terça-feira passada, a bancada do partido se reuniu com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que ouviu apelos para que o governo se empenhe em eleger Brito em 2025. A campanha é endossada pelo presidente da legenda, Gilberto Kassab, conhecido por transitar bem entre as diferentes forças políticas do país. — Fico contente com esse reconhecimento e tenho a compreensão que a eleição acontecerá no momento certo — afirmou Brito ao GLOBO, admitindo a candidatura.

O deputado do PSD cita, além de Marcos Pereira, o deputado Isnaldo Bulhões (AL), líder do MDB, como um concorrente interno dentro do seu bloco partidário. O emedebista, aliado do senador Renan Calheiros (MDB-AL), desconversa sobre a intenção de concorrer, e diz que o assunto ainda “não está na ordem do dia”. Apesar da distância da eleição da Mesa Diretora da Casa, a eventual promessa de apoio do Planalto é vista como um trunfo para garantir a fidelidade dos partidos que o pleiteiam.

 

Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.