No fim de semana, a Embasa leva uma programação especial para o Castelo Garcia D’Ávila, em Praia do Forte, em parceria com a Fundação Garcia D´Ávila e a Prefeitura de Mata de São João, proporcionando interação com a natureza e conscientização ambiental. Para crianças com menos de 5 anos e pessoas com deficiência, a entrada é gratuita e, durante o evento, o acesso dos pagantes custará R$ 18,00, valor da meia-entrada. O público visitante poderá participar de trilha ecológica, ciclismo, oficinas de sabão e de brinquedos, diálogos ambientais e muitas brincadeiras (confira a programação). O Museu do Saneamento itinerante da Embasa, uma feira de artesanato, música ao vivo, entre outras atrações, também integram as atividades neste fim de semana.
“Este é um evento programado com todo o carinho pela Embasa e seus parceiros. Desde quinta-feira (15), estamos com programação no local integrando as comunidades da região e engajando estudantes de escolas convidadas em torno de temas e práticas sustentáveis”, informou a assistente social da Embasa, Nívia Montenegro. O evento conta a participação de moradores de localidades como Aldeia dos Pescadores, Açuzinho, Pau Grande, Barreiros, Sapiranga, dentre outras.
Programação do fim de semana:
Sábado (17)
Público: Moradores locais, turistas
8h – Trilha ecológica da Reserva Sapiranga ao castelo Garcia D’ávila
10h às 12h – Oficina de Sabão
11h – Inauguração da gameleira com apresentação da Sinfônica Garcia D’Ávila e Forte Swing
15h – Aula pública de Yoga
16h – Apresentação Musical (Utopia Celeste)
Durante todo o dia: Mini Palestra Socioambiental, Jogo do Tabuleiro do Saneamento, exposição da Mini ETA, feira de artesanato local.
Outras atividades: Oficina de Scratch, exposições do Projeto Tamar e de Birdwatching, e doação de mudas nativas.
Domingo (18)
Público: Moradores locais, turistas
9h: Pedal do Meio Ambiente
14h: Oficina de compostagem residencial com Anderson Laudano
Durante todo o dia: Mini Palestra Socioambiental, Jogo do Tabuleiro do Saneamento, Exposição da Mini ETA, feira de Artesanato local.
Crédito da foto: Eduardo Moody