Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em abril de 2023, o volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia caiu frente ao mês anterior (março), na série com ajuste sazonal (-1,3%). Esta foi a primeira queda para o indicador no estado após 4 meses seguidos de crescimento.
O resultado ficou abaixo do nacional (-0,1%), e foi o 4º pior entre os 12 estados onde o agregado de atividades turísticas é pesquisado separadamente pelo IBGE. Os melhores resultados foram registrados no Rio Grande do Sul (3,8%), Rio de Janeiro (2,6%) e Goiás (1,5%). Por outro lado, Distrito Federal (-6,2%), Paraná (-2,8%) e Pernambuco (-1,7%) tiveram as piores quedas.
Frente ao mesmo mês do ano anterior, o turismo baiano teve, em abril, a sua primeira queda (-0,7%) após 24 crescimentos consecutivos no volume de serviços prestados. O resultado também ficou abaixo do nacional (1,4%) e foi o 5º pior entre os 12 locais pesquisados. No acumulado nos primeiros quatro meses do ano, porém, os serviços turísticos baianos têm alta de 11,7% frente ao mesmo período de 2022. O resultado é o 3º melhor entre as áreas pesquisadas e superior ao nacional (8,4%).
Nos 12 meses encerrados em abril, as atividades turísticas no estado também acumulam alta (13,0%), embora menor do que a do Brasil como um todo (17,0%). O resultado é o 7º maior dentre os 12 locais pesquisados.
Foto: Imagem: Freepik