Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento do volume de serviços prestados na Bahia em abril de 2023, na comparação com o mesmo mês de 2022 (5,5%), foi resultado de altas ocorridas em quatro dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE.
A principal influência positiva para o resultado veio dos serviços de informação e comunicação (16,2%), que registraram a maior taxa de crescimento e avançaram pelo 4º mês consecutivo. A 2ª maior contribuição para o resultado geral do estado veio dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,3%), que têm o maior peso na composição do setor de serviços baiano e apresentaram seu 16º crescimento consecutivo na comparação com o ano anterior.
Também registraram altas os serviços profissionais, administrativos e complementares (5,3%), que crescem consecutivamente há 4 meses, e os outros serviços (10,2%), com o seu 3º avanço seguido. O único grupo a registrar queda em abril, na Bahia, foi o de serviços prestados às famílias (-0,7%), que registraram a sua primeira retração após 24 meses entre crescimento e estabilidade.
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil