domingo, 16 de junho de 2024
Euro 5.7376 Dólar 5.3871

SERASA ORIENTA SOBRE USO DO CARTÃO DE CRÉDITO NAS FÉRIAS DE JULHO

João Paulo - 15/06/2023 10:33

Como a palavra férias costuma estar associada a cartão de crédito, a Serasa preparou um pequeno guia para quem vai aproveitar a pausa de julho, período de recesso escolar que acaba se refletindo também nas escalas de trabalho das famílias.

Diretora de Serasa Crédito, a especialista Amanda Rapouzo lembra que esse período de movimentação na economia, principalmente nos setores de turismo e entretenimento, precisa vir acompanhado de cuidados relacionados a educação financeira. “Antes de tomar crédito para usufruir das férias em família ou ao lado de amigos, sugerimos que o consumidor avalie com atenção os benefícios do cartão e escolha a opção que faça mais sentido com seu orçamento e com seus hábitos de uso”, sugere Amanda.

Para fazer com que o período de descanso e lazer seja o mais aprazível possível, a Serasa preparou cinco dicas sobre o uso do cartão de crédito:

  1. Analise as opções e entenda o que você realmente precisa

Para escolher entre os melhores cartões de crédito é fundamental que o interessado tenha plena consciência de suas necessidades e particularidades como consumidor. Estabeleça, portanto, seu próprio perfil de crédito:

– Entenda quais são os principais gastos: compras parceladas, alimentação, lazer e outros, por exemplo;

– Avalie a periodicidade do uso: quantos cartões utiliza no dia a dia e/ou durante o período de férias;

– Considere também seus desejos pessoais, como a paixão por viagens internacionais ou descontos em passeios culturais.

  1. Busque benefícios e programas de recompensa

Com diversas opções disponíveis no mercado, os cartões oferecem diferenciais que se destacam de acordo com as necessidades e vontades dos consumidores. Entre elas, algumas podem fazer a diferença na hora de reservar as férias dos sonhos, como seguro-viagem para proteção ou imprevistos, milhas aéreas, programas de pontos, uso internacional para viagens ao exterior e acesso a salas VIP nos aeroportos.

  1. Não se deixe levar pela facilidade de aprovação ou limite alto

Evite o impulso. Antes de fazer o pedido de um cartão de crédito, avalie todos os pontos, como a renda mínima necessária para contratação, tarifas cobradas pelo uso do cartão e benefícios que podem fazer a diferença na rotina. Ao aceitar um cartão com taxas altas só porque foi aprovado ou se empolgar com o limite alto, por exemplo, corre-se o risco de comprometer o orçamento, acarretando problemas financeiros para depois das férias (o que costuma acontecer com muita frequência).

  1. Faça o controle da fatura

– Escolha uma boa ferramenta de organização financeira (planilha, caderno, aplicativo de celular ou outra);

– Anote todos os gastos, desde o sorvete na praia até a passagem de avião;

– Mesmo as compras de menor valor importam ao escolher a melhor oportunidade de limite e realizar o pagamento com tranquilidade ao final do mês;

– Respeite o limite do cartão: caso exceda, o consumidor acarretará cobranças adicionais na forma de juros e afetará a sua pontuação de crédito.

– Some os limites entre os membros da família e não deixe que ultrapassem 30% da renda familiar.

  1. Priorize cartões zero anuidade

O cartão de crédito sem anuidade oferece a flexibilidade do crédito sem tarifa de manutenção. Além de não ser necessário pagar um valor específico para o gerenciamento do seu cartão, é possível contar com outros benefícios, como o maior controle nas finanças, já que o consumidor paga apenas pelo que utiliza e possíveis juros, caso haja atraso no pagamento.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.