domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

CLIENTE PODE TROCAR SUA CONTA COM TARIFA NO BANCO POR UMA GRATUITA E PEDIR DE VOLTA O QUE FOI COBRADO. VEJA COMO

Redação - 15/06/2023 17:52

Você tem uma conta no banco e está pagando tarifas? Pois saiba que você pode migrar para uma conta gratuita e o banco tem de aceitar. E ainda pedir de volta ao banco o que chegou a ser cobrado em meses anteriores.

Na conta gratuita não há cobrança de mensalidade ou de pacotes de tarifas.  Tanto a opção de uma conta corrente básica gratuita quanto a devolução de tarifas que já tenham sido cobradas antes, sem que tenha sido dada a opção gratuita, é obrigação do banco e um direito dos correntistas, segundo o Banco Central (BC).

A informação saiu em uma postagem feita pela influencer Nath Finanças  e  viralizou, levando a uma corrida de internautas às centrais de atendimento dos principais bancos do país para pedir de volta o dinheiro cobrado de suas contas correntes.

Nos comentários, há depoimentos de usuários que conseguiram receber de volta valores totais de até quase R$ 2.000, e de mensalidades cobradas por pacotes de serviços que variavam de R$ 10 até mais de R$ 50. Segundo a Febraban, federação que representa os bancos, não há custo caso o cliente tenha aderido a uma opção de serviços que seja tarifada e opte por mudar para os serviços essenciais. O Banco Central disse que o consumidor que se sentir lesado de alguma maneira pelo contrato a que aderiu – “por exemplo, com a cobrança indevida de tarifa ou de pacote de tarifas”, nas palavras do BC — pode entrar em contato diretamente com a instituição e solicitar o reembolso.

Que dá direito a conta gratuita é a Resolução 3.919 publicada pelo Banco Central em 2010, que determina  que os bancos são obrigados a oferecer uma conta-corrente ou poupança básica, com um pacote mínimo de serviços gratuitos, como emissão do cartão, consulta a extratos e uma cota de transferências por mês. Mas os bancos podem cobrar pelos serviços que ultrapassarem as cotas gratuitas mínimas e também por outros adicionais que queiram oferecer.

Entre os serviços mínimos que as instituições financeiras devem oferecer de maneira gratuita estão:

fornecimento de cartão de débito;

realização de até quatro saques por mês

realização de até duas transferências de recursos (como DOC e TED) entre contas do mesmo banco;

fornecimento de até dois extratos por mês com a movimentação dos últimos trinta dias;

compensação de cheques;

fornecimento de até dez folhas de cheques por mês

Para  pedir reembolso do que já foi cobrado de maneira indevida em suas tarifas, o cliente deve dirigir-se  diretamente nos canais de atendimento da instituição, como o SAC, chat, aplicativo ou ouvidoria.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.