Em abril/23, na Bahia, 5 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis, material de construção e atacado de alimentos) tiveram aumento no volume de vendas, frente ao mesmo mês de 2022. Os maiores crescimentos, em relevância para o resultado geral do estado, vieram dos segmentos de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,4%) e combustíveis e lubrificantes (12,6%).
Apesar de terem apresentado apenas o 4º maior aumento do estado no mês, o segmento dos supermercados tem a maior relevância na composição do varejo baiano, e por isso, deu a maior contribuição para o crescimento do setor em abril. Foi o 2º resultado positivo consecutivo da atividade.
Já os combustíveis, que apresentaram seu 9º crescimento seguido, tiveram a maior alta, em termos de magnitude da taxa, e deram a 2ª principal contribuição para o resultado positivo geral do varejo baiano em abril. No mês, também apresentaram aumento nas vendas, frente a abril/22, os segmentos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8,6%), móveis e eletrodomésticos (1,4%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (11,7%).
Por outro lado, as atividades que mais ajudaram a frear o crescimento geral do varejo baiano em abril foram a de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-23,1%), que cai seguidamente há 13 meses e teve a maior queda do estado no mês, e tecidos, vestuário e calçados (-16,7%), que voltou a apresentar retração após 3 crescimentos seguidos. O segmento de livros, jornais, revistas e papelaria (-2,0%) também registrou queda em abril.
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