Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) nesta terça-feira (13), registraram um aumento de 45% no número de passageiros transportados pelo BRT Salvador. Em maio de 2022, o sistema transportou 598,1 mil pessoas, enquanto em março este número foi de 409,8 mil. Considerando desde janeiro deste ano, o aumento é de 76%, crescimento ainda mais expressivo.
Segundo a Semob, no primeiro mês do ano, o fluxo de passageiros que utilizaram o sistema foi de 339.358 pessoas. O sistema já está próximo da marca de 3 milhões de passageiros transportados desde setembro. Com a entrega da estação Pituba, todo o trecho 3 do BRT já está em operação. O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, avalia que o crescimento acontece de maneira orgânica, já que cada dia mais pessoas vão conhecendo o sistema.
“O número de passageiros do sistema de BRT vem crescendo mensalmente, isso sem nenhum tipo de mudança. No mês de maio foram quase 600 mil pessoas. As primeiras mudanças mais ligadas ao BRT estão acontecendo agora em termos de linhas. Então, é um crescimento orgânico, as pessoas estão gostando e utilizando no seu dia a dia por opção”, afirma.
Obras do BRT devem ser concluídas em 2024; saiba mais.
Muller diz que o BRT é usado em grandes cidades por todo mundo, como mais uma oferta de transporte.
“O ônibus nunca vai deixar de existir. O BRT é um sistema de ônibus em corredores preferenciais ou exclusivos com estações, o que permite um acesso mais rápido e mais seguro à população. Isso nunca vai deixar de existir, nunca vai deixar de ser atual”, acrescenta.
Foto: Jefferson Peixoto/SECOM-PMS