domingo, 07 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.5334

OBRAS DO BRT DEVEM SER CONCLUÍDAS EM 2024; DIZ FABRIZZIO MULLER

Douglas Santana - 12/06/2023 20:15

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, o BRT Salvador deverá ter suas obras concluídas no primeiro trimestre de 2024. Muller explicou os detalhes que faltam nas obras que estão sendo feitas na capital baiana. Atualmente, as linhas 1 e 3 estão em operação.

“A gente não tem mais nenhum elevado nem viaduto, só a conclusão ali na região do Vale das Pedrinhas”, comentou, em nota.

O secretário destacou que no mês de maio o novo sistema se aproximou de 600 mil usuários no período. Além disso, avaliou que o BRT não é melhor e nem pior que os modais por trilho (metrô ou monotrilho).

“O BRT é um sistema atual, você tem grandes cidades do mundo que utilizam. Cada um atende a uma determinada região, suas características, suas peculiaridades”, afirma.

Fabrizzio Muller ressaltou que durante a obra do BRT foram feitas obras complementares, visando resolver gargalos no trânsito de Salvador. O titular da Semob ressalta a opção por veículos elétricos.

“A gente está construindo com recursos próprios da prefeitura a primeira e maior central de eletrocarga do país. Essa central, que será ali na região da rodoviária, vai ter capacidade de abastecer simultaneamente 25 ônibus e, no ciclo diário, passar dos 40 veículos carregados”, explica.

Por fim, o secretário de Mobilidade avaliou que as mudanças em 16 linhas de ônibus que atendem a itinerários vinculados ao BRT trouxeram “maior rapidez e eficiência” ao sistema. Em nota, o gestor destacou que alguns itinerários já estavam tendo alterações. Estimativas da Semob indicam o aumento de 75% no número de viagens diárias e uma redução de 72% no tempo de espera.

“A gente fez isso (ramificações) em algumas linhas e percebemos que as pessoas, ao perceber que eram linhas mais rápidas, optavam pela mudança. Então, essas mudanças agora só fazem consolidar o que na prática já vinha acontecendo”, explicou Muller. “Se as pessoas forem verificar, elas vão chegar muito mais rápido ao seu destino, vão aproveitar o seu tempo muito mais com outras coisas. O sistema acaba se tornando mais eficiente à medida que você vai avançando nessas atualizações”, concluiu.

 

Foto: Betto Jr./SECOM-PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.