Em cidades de pequeno e médio porte da Bahia, entidades têm sido beneficiadas pela estatal federal Codevasf com doações de equipamentos, como retroescavadeiras e kits de irrigação. As entregas, que ocorrem em clima festivo, com faixas, balões e até carreatas, indicam uma estratégia de entregar máquinas a associações, em vez de prefeituras, driblando o caminho tradicional para favorecer aliados de deputados.
Uma das entidades beneficiadas é presidida pelo suplente de vereador Renato Bastos, aliado do deputado federal Dal Barreto (UB). Natural de Amargosa, Dal Barreto é empresário, deputado em primeiro mandato, exerce forte influência na política municipal e lidera a oposição ao prefeito local, Júlio Pinheiro (PT), cuja gestão não recebeu nenhum equipamento do órgão federal. O padrão se repete em outras cidades. Doações de equipamentos pela Codevasf para associações turbinam aliados de deputados do centrão que vão disputar as eleições municipais de 2024.
Em Cândido Sales, sudoeste baiano, uma retroescavadeira foi doada para a associação ADESCS, que recebeu o equipamento em clima de festa em uma praça da cidade. A cerimônia foi liderada pelos ex-prefeitos Dudu Pontes e Lora Pontes e teve presença do deputado Claudio Cajado (PP). Em Teofilândia (BA), retroescavadeira e trator foram doados para associações e entregues pelo ex-prefeito Tércio Nunes, pré-candidato a voltar ao cargo em 2024. As emendas foram do deputado Elmar Nascimento (UB), um dos líderes do centrão em Brasília.
A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU) já mostraram que a escolha dos agraciados pelos deputados não segue critérios técnicos ou programas de governo e depende da caneta do político autor da emenda. Questionada seguidas vezes pela reportagem, a Codevasf tem sustentado que a doação de máquinas a entidades sem fins lucrativos segue parecer técnico.
Fonte: Jornal Folha de S. Paulo / Foto: Divulgação/Pablo Valadares/Câmara dos Deputados