sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

GOVERNO FEDERAL QUER REPACTUAR CONCESSÃO DA BR 324 – SALVADOR/FEIRA, SOB NOVAS CONDICÕES

Redação - 10/06/2023 19:20 - Atualizado 14/06/2023

O governo federal pretende repactuar o contrato e manter as atual concessionária que  administra a Via Bahia, responsável pela BR 324 – Salvador/Feira, pela  BR 116, pela BA  526, conhecida como CiA/Aeroporto, e a BA 528, a estrada da Base Naval de Aratu.O governo consultou o Tribunal de Contas da União e a ideia é repactuar o contrato e manter a atual concessionária, não só para Via Bahia, mas também para a ECO 101, que administra a BR-101 no Espírito Santo e na Bahia e outras concessões no Brasil.

O governo quer evitar uma nova licitação e os problemas daí advindos, inclusive de ordem judicial. Também quer evitar relicitação em outros projetos, como os aeroportos, Galeão (RJ) e Viracopos (SP) onde pretende manter as concessões.

O chefe da Casa Civil, Rui Costa, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Márcio França, estão à frente do processo. A ideia é repactuar os termos das concessões, mas analisando caso a caso. Considera-se que as modelagens incluíram outorgas altas e tarifas baixas e que  com a pandemia houve explosão nos preços de insumos asfálticos e leis que ampliaram a tolerância com sobrepeso nos veículos.

A resolução do  impasse da ECO 101, que administra a BR-101 no Espírito Santo deve ser anunciado no segundo semestre e trabalha-se para que o da Via Bahia siga o mesmo caminho.

Em maio, o Ministério dos Transportes criou grupos de trabalho para discutir a situação dos contratos das duas concessionárias. A ideia é exigir que o concessionário  coloque mais capital, criar uma trava de retirada de dividendos, mas com um projeto saudável.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.