sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CBPM MARCA REUNIÃO PARA ENTRADA DE CARBALLAL; ENTENDA

Douglas Santana - 09/06/2023 18:00
A companhia agendou para a próxima quinta-feira (15) uma assembleia extraordinária de reforma do próprio estatuto

Após o ato do governador Jerônimo Rodrigues (PT), mudando o Decreto nº 18.470, de 29 de junho de 2018, que regulamentou a Lei de Estatais na Bahia, facilitando a ida do vereador Henrique Carballal para assumir a presidência da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), a companhia agendou para a próxima quinta-feira (15) uma assembleia extraordinária de reforma do próprio estatuto.

O objetivo desta reunião, já publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), é adequar o estatuto ao decreto editado por Jerônimo, que revogou o inciso IV do artigo 7 parágrafo 2 do Decreto, que proibia a indicação de integrantes do Poder Legislativo, como vereadores, em cargos de comando de empresas públicas. Após a oficialização das mudanças, será marcada uma data para a eleição de Carballal, substituindo o atual presidente Antônio Carlos Tramm.

A novela do vereador soteropolitano, que fez parte da campanha vitoriosa de Jerônimo nas eleições gerais de 2022, vem se arrastando desde o mês de março, quando o governador da Bahia divulgou para o público que Carballal assumiria a presidência da CBPM. Na época, Henriqeu Carballal aproveitou para agradecer nas redes sociais.

“Neste momento, a minha gratidão é imensurável. Fico extremamente feliz em saber que o governador confia em meu trabalho. Estarei empenhado diariamente, para colaborar com o avanço da Bahia no cenário nacional”, escreveu.

Desde então, o vereador não pôde assumir imediatamente, pois com base na Lei das Estatais, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) não avalizou a posse. A CBPM, órgão coligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), possui um total orçamentário de R$ 69 milhões. Carballal é soteropolitano iniciou na carreira de professor de história pela UCSal, atuando em cursos pré-vestibulares e colégios particulares de Salvador e elegeu-se vereador pela primeira vez em 2008, sendo reeleito nos anos de 2012, 2016 e 2020.

 

Foto: Divulgação/CMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.