sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SESAB FARÁ INVESTIMENTO MILIONÁRIO PARA AÇÕES NO SÃO JOÃO

Douglas Santana - 07/06/2023 19:00
A Sesab montou um esquema especial para reforçar o atendimento de saúde nas principais cidades do estado no São João 2023

Com os festejos do São João se aproximando, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) montou um esquema especial para reforçar o atendimento de saúde nas principais cidades do estado e garantir que baianos e turistas possam curtir com toda a estrutura necessária.

Serão mais de R$ 3 milhões investidos em ações de vigilância, assistência à saúde e sensibilização da população para elevar os estoques de sangue, além de reforço das equipes de profissionais por meio de 564 plantões previstos.

Unidades de referência para o tratamento de queimados, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e o Hospital do Oeste, em Barreiras, terão seus plantões reforçados, assim como o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. Além da equipe médica, de enfermagem e administrativa, também será disponibilizado um incremento nos estoques de insumos e medicamentos.

Postos para a realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais serão instalados no Parque de Exposições, em Salvador, e em mais cinco cidades do interior do estado (Amargosa, Ibicuí, Irecê, Senhor do Bonfim e Cachoeira). Os locais funcionarão todos os dias de festa, iniciando os atendimentos sempre das 16h às 2h. Outros três postos de atendimento serão instalados na capital baiana, em locais onde haverá shows: no Parque de Exposições, no Pelourinho e em Paripe.

Secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana afirma que toda a estrutura foi pensada para garantir a assistência na capital e nos municípios do interior durante os festejos populares.

“Vamos reforçar as equipes nos hospitais, intensificar as ações de vigilância à saúde e realizar ações de comunicação voltadas para a doação de sangue e prevenção as infecções sexualmente transmissíveis. Vamos assegurar também inspeções diárias nas unidades de saúde com o intuito de verificar a necessidade de substituição ou suplementação de material”, adianta Roberta.

Para além disso, o Governo do Estado conta com uma estrutura robusta para o atendimento a múltiplas vítimas, instalado no HGE.

“A saúde da Bahia está preparada para garantir a assistência em todas as circunstâncias”, completa.

Confira as ações de saúde para o São João na Bahia:

Reforço nos hospitais

Unidades de referência para o tratamento de queimados, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) e o Hospital do Oeste, em Barreiras, terão seus plantões reforçados, assim como o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. Além da equipe médica, de enfermagem e administrativa, também será disponibilizado um incremento nos estoques de insumos e medicamentos.

Estande para Testagem Rápida para ISTs

Estandes para a realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais serão instalados em Salvador e mais cinco cidades do interior do estado (Amargosa, Ibicuí, Irecê, Senhor do Bonfim e Cachoeira). Os locais funcionarão todos os dias de festa, iniciando os atendimentos sempre das 16h às 2h. Serão 1.000 testes, realizados com uma gota de sangue e com resultado pronto em 20 minutos. No caso de resultado positivo, os postos oferecem aconselhamento e encaminhamento para tratamento, com o cidadão já saindo com consulta agendada.  Outros três postos de atendimento serão instalados na capital baiana, em locais onde haverá shows: no Parque de Exposições, no Pelourinho e em Paripe.

Distribuição de mais de um milhão de preservativos

Durante os dias de festa, os postos de testagem vão distribuir mais de um milhão de preservativos femininos e masculinos, além de material informativo sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas

Acionado em caso de desastres ou emergência com múltiplas vítimas, o espaço está apto a receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente e possui toda a infraestrutura de oxigênio, rede elétrica e demais características para o primeiro atendimento de emergência, com profissionais em regime de plantão.

Doação de Sangue

As unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) da capital e do interior terão uma programação especial durante todo o São João. Além de programação musical, os doadores serão recebidos com um lanche especial e contarão com a distribuição de brindes.  No feriado de Corpus Christi (8), a sede da Hemoba funcionará das 7h30 às 16h30. Nos dias 10/06 e 17/06, das 8h às 16h, acontece o Sabadão Solidário nas unidades de Feira de Santana. Em Camaçari, o Sabadão Solidário acontece em 10/06, das 8h às 12h, e nas unidades de Itapetinga, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Senhor do Bonfim, Barreiras no dia 17/06, das 8h às 13h. Nos dias 14 e 15/06, o Hemóvel III estará em Amargosa e, nos dias 20 e 21/06, em Cruz das Almas. Na semana junina, de 19 a 23/06, as unidades da capital e do interior funcionarão normalmente e fecharão no dia 24/06.

 

Fonte: Ascom/Sesab – Foto: Divulgação/Sesab

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.