Após o episódio em que o Aeroporto Internacional de Salvador ficou fechado por seis horas, devido a problemas ocorridos na noite dessa terça (06), o Procon-BA notificou a concessionária responsável do Salvador Bahia Airport, a VINCI Airports.
Na notificação, o órgão estadual solicita que a empresa preste esclarecimentos sobre o ocorrido, em até dez dias. A concessionária responsável deve apresentar as informações e justificativas, com documentos que comprovem o que dizem, contados a partir da notificação. Após isso, os itens apresentados serão então analisados pelo Procon, que poderá abrir um processo administrativo se identificar que houve infração às normas do consumidor. A punição pode ser uma multa.
O órgão diz que quer saber “objetivamente” o que levou ao cancelamento de voos, quando os serviços foram restabelecidos e como os consumidores prejudicados foram tratados. Além disso, também quer informações sobre quantos voos foram cancelados e quais as companhias aéreas afetadas. A medida é adotada em cumprimento ao dever do órgão de fiscalizar o mercado de consumo no estado da Bahia.
A concessionária VINCI já recebeu a notificação e vai aguardar a finalização da avaliação técnica para prestar esclarecimentos ao Procon-BA. De acordo com a empresa, 45 voos foram afetados, sendo 44 cancelados e um atrasado. A VINCI ainda segue investigando o que causou a falha operacional.
Foto: Paula Fróes/CORREIO