domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

WAGNER COBRA MELHOR ARTICULAÇÃO DOS MINISTROS

Douglas Santana - 06/06/2023 21:17
Wagner (PT) cobrou que ministros articulem e entreguem votos favoráveis aos interesses do Executivo em projetos no Congresso

Em meio a uma turbulência nos bastidores, envolvendo a relação do governo Lula (PT), com os parlamentares em Brasília, o senador Jaques Wagner (PT) cobrou que ministros articulem e entreguem votos favoráveis aos interesses do Executivo em projetos no Congresso.

Mesmo com três ministérios, os deputados do União Brasil reclamam por não se sentirem contemplados e têm deixado de votar junto com o governo, em temas decisivos.

“Ninguém quer ministro só técnico. Todo mundo é técnico e político. Bom desempenho é, primeiro, entregar o que a pasta demanda. Em segundo, é entregar relação política”, disse Wagner a jornalistas no Palácio do Planalto.

Apesar da declaração, o líder do governo Lula no Senado Federal não citou nomes e afirmou desconhecer o fato de que alguns ministros não estão entregando votos no Congresso. Para ele, em casos de problema de desempenho ou de ruptura política, trocas ministeriais podem ser sugeridas.

“Cada ministro representa um ou um conjunto de partidos. Se essa relação sofrer abalo, digo entre ministro ou quem representa, aí pode ser sugerida uma troca”, declarou.

Questionado sobre a relação do governo e o Congresso, o senador minimizou as dificuldades que Lula tem enfrentado para aprovar seus projetos.

“As pessoas estão se acostumando a uma coisa nova [decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu o orçamento secreto]. Uma das coisas que animava muito a relação era o RP-9 [emendas de relator]”, afirma.

O petista comentou também sobre a cobrança de deputados e senadores por mais controle do orçamento.

“Se é para o Congresso administrar toda a capacidade de investimento do Estado, tem de ser governo do Parlamento, o que não é no caso do presidencialismo. Não estou falando que é para ser ou deixar de ser”, disse o senador.

 

Foto: Elza Fiúsa/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.