domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA FALA EM TROCA DE DOIS MINISTROS EM CONVERSA COM LIRA, DIZ FOLHA

João Paulo - 06/06/2023 13:00
Em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados

Em reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na manhã de ontem (05) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já admite fazer alterações na Esplanada dos Ministérios.

Neste momento, estão na mira dois ministros indicados pelo União Brasil: Daniela Carneiro, do Turismo; e Juscelino Filho, das Comunicações. As informações são da Folha de S. Paulo.

Daniela Carneiro pediu desfiliação do União Brasil e encaminha um acordo para se juntar ao Republicanos, partido que não pretende apadrinhá-la no governo Lula. É considerado provável que a atual ministra deixe a gestão federal e retorne para a Câmara dos Deputados. No caso de Juscelino Filho, a situação é considerada “delicada”. Ele acumula suspeitas de irregularidades no uso de verbas públicas e sua escolha para o Ministério das Comunicações foi criticada desde o início pelos partidos de esquerda da base lulista.

Um dos substitutos para os dois deve ser o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA), que conta com o apoio de outros parlamentares e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), para assumir um dos ministérios de Lula.

Os conselheiros mais próximos do presidente Lula têm dito a ele para não descartar mudanças em nenhum ministério que não seja da chamada “cozinha palaciana”, que contempla a Casa Civil, as Relações Institucionais e a Fazenda, as três lideradas por petistas: Rui Costa, Alexandre Padilha e Fernando Haddad, respectivamente.

Um dos ministérios que podem entrar nas negociações é o da Saúde, que tem sido cobiçado pelo Progressistas. Visando outros espaços, o Republicanos também mantém conversas para conquistar seu lugar no governo Lula. Depois da reunião com Lula, Lira deu entrevista à CNN Brasil e afirmou que a Câmara dos Deputados ficou “sub-representada” na montagem da Esplanada dos Ministérios e que as dificuldades enfrentadas pelo governo na Casa foram “um bom recado”.

Foto: Ricardo Stuckert | PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.