Selo atesta práticas sustentáveis realizadas em praias, marinas e embarcações de turismo
Em âmbito nacional 45 candidatos foram pré-aprovados pelo Júri Brasileiro, totalizando 34 praias e 11 marinas que vão passar pela avaliação do Júri Internacional, que se reúne em setembro, em Copenhague, na Dinamarca, para nota final.
Para Leana Bernardi: “o Brasil oferece um potencial enorme para a premiação de praias e marinas costeiras, mas, ao abraçar o interior do país, com a quantidade de balneários lacustres ou fluviais, nossas cachoeiras, represas e demais atrativos de água doce, o crescimento do programa deve ser linear, aumentando o número de locais certificados e engajados em promover um turismo mais sustentável”, afirma a coordenadora nacional do programa.
Na Bahia foram 4 praias e 1 uma marina selecionadas para a etapa internacional: Praia de Itacimirim, Camaçari Praia de Guarajuba, Camaçari, Praia da Viração, Salvador e a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe .
Enquanto apenas a Marina do Yatch Club da Bahia em Salvador foi pré-selecionada. A meta do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade para a necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, promovendo a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.
Foto/Reprodução: Marcelo Gandra/Secis