domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

HOSPITAL REGIONAL COMEÇA A FUNCIONAR NA TERÇA, EM ITABERABA

João Paulo - 05/06/2023 13:00
Após ser inaugurado ontem (2)

Após ser inaugurado ontem (2), pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba, começa a funcionar a partir da próxima terça-feira (6), com diversos serviços médicos, entre eles, cirurgias e exames de alta complexidade.

Com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, entre obras e equipamentos, a unidade foi entregue com instalações e equipamentos de ponta. A solenidade de entrega também contou com as presenças do ministro da Casa Civil, Rui Costa, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, além de lideranças locais, como João Filho, ex-prefeito do município que é cotado para ser o candidato da base do governo estadual e federal à Prefeitura local nas próximas eleições.

“Não fosse a falta de empenho do atual prefeito de Itabreraba, Ricardo Mascarenhas, a unidade hospitalar já deveria estar funcionando há cerca de um ano, evitando sofrimento à população, principalmente os mais carentes”, criticou João Filho durante a solenidade. Recentemente estadualizada, a unidade conta com 70 leitos, sendo 10 leitos de UTI adulto. O hospital também tem leitos de saúde mental e ofertará atendimento ambulatorial, com consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, bem como diagnósticos e terapias. A expectativa é que sejam realizadas mais de 230 cirurgias por mês, além de atender casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica e traumato-ortopedia.

Conforme o governador Jerônimo, a inauguração do hospital integra uma estratégia robusta do Governo do Estado na descentralização da Saúde. A unidade será administrada com o apoio de João Filho e é considerada um marco para a saúde de toda e região. Construído em um terreno do Governo Federal, o hospital tem equipamentos de última geração, como um tomógrafo de 16 canais, dois Raio-X, sistema de captura e digitalização de imagens, além de dois aparelhos de ultrassonografia.

Fotos: Felipe Gama

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.