terça, 25 de junho de 2024
Euro 5.8267 Dólar 5.3936

SERASA LANÇA CAMPANHA PARA COMBATER VÍDEOS FAKES

João Paulo - 04/06/2023 09:00

Com o objetivo de combater conteúdos falsos veiculados nas redes sociais e orientar os brasileiros na verificação de vídeos mal-intencionados sobre finanças pessoais, a Serasa lança a série “Fato ou Fake”, apresentada pela economista e influenciadora digital Olivia Carneiro, conhecida nas redes sociais como @olivia.sensata.

A série de quatro vídeos aborda pautas sobre saúde financeira, com foco em temas sensíveis que são costumeiramente espalhados de maneira mentirosa em forma de “notícia” ou de “informação exclusiva” nas redes sociais. Milagres que prometem subir a pontuação do score, excluir dívidas prescritas e restringir negociações de dívidas graças a fictícias diretrizes do Banco Central são algumas das fake news divulgadas para fisgar consumidores menos esclarecidos.

“Desconfie de vídeos que prometem milagres financeiros, oferecem dicas para ganhar dinheiro fácil ou acusam instituições reconhecidamente idôneas”, diz Patricia Camillo, especialista em fraudes da Serasa. “Ao fisgar os interessados nessas supostas facilidades, os golpistas pedem dados de acesso à conta do Instagram, podendo utilizar essas informações para roubar a conta e aplicar golpes”, alerta Patrícia.

Para Clara Aguiar, especialista da Serasa em educação financeira, os vídeos reforçam o propósito da empresa de levar informação econômica gratuita ao maior número possível de brasileiros. “O Serasa Ensina, plataforma com mais de 140 milhões de visualizações, compartilha conteúdo gratuito e educativo sobre finanças pessoais com linguagem assertiva e acessível”.

Para endossar ainda mais confiabilidade às mensagens de alerta, a Serasa convidou a influenciadora digital Olivia Carneiro, economista e Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Chicago. Na série, Olívia responde e explica como evitar pegadinhas e armadilhas das redes sociais.

“Falar de finanças na internet é desafiador porque existem muitas pessoas que se aproveitam da desinformação para ganhar dinheiro. É uma satisfação participar dessa ação com a Serasa para dar voz à verdade e auxiliar os brasileiros a entender melhor sua situação financeira”, comenta Olivia.

Para a economista, é importante a sinergia entre instituições e influenciadores no combate às fake news financeiras. “Lutar contra esses conteúdos falsos é ajudar os brasileiros a tomarem melhores decisões. A desinformação tira a autonomia das pessoas no momento de tomar decisões. Não importa o público ou a forma como você comunica, é preciso convergência na mensagem”, complementa.

O episódio que abre a série “Fato ou Fake” nesta terça-feira (30/05) aborda Negociação de Dívidas e Registrato no Banco Central. Os episódios irão ao ar nas próximas terças-feiras nos canais da Serasa no Youtube (Serasa Ensina), Instagram (@serasa) e TikTok (@tonaserasa).

Programação:

  • 06/06: Segundo episódio: Score
  • 13/06: Terceiro episódio: não negocie antes de saber disso (ciclo da dívida, dívida caducada, validador de boletos)
  • 20/06: Quarto episódio: excluir histórico de consulta

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.