Na II Semana do Meio Ambiente do Colégio Estadual Profa. Marileine da Silva, na Mata Escura, programada para o período de 5 a 7 de junho, será apresentado à comunidade local um novo projeto de jardim de chuva, desta vez para ser instalado na fachada da instituição. Até o dia 7 de junho, uma campanha de financiamento coletivo estará arrecadando recursos para sua implantação.
Por ajudar a água a cumprir seu ciclo, o jardim de chuva é também chamado de solução baseada na natureza, uma tendência nas grandes cidades do Brasil e do mundo. O primeiro jardim de chuva do Colégio Marileine foi instalado no pátio em junho do ano passado, e atualmente tem sido usado como laboratório para atividades curriculares.
“Essa tecnologia se diferencia de um simples canteiro de plantas por contar com um tipo de reservatório que absorve 30% mais água da chuva do que um terreno comum. Por isso, tem sido uma solução para a diminuição de alagamentos em áreas urbanas”, diz Débora Didonê, coordenadora do projeto Escola Verde com Afeto, do movimento Canteiros Coletivos, responsável pela proposta.
Campanha
Qualquer cidadão pode contribuir para a implantação do novo jardim de chuva do Colégio Marileine através da página da campanha de financiamento coletivo, até o dia 7 de junho:
https://benfeitoria.com/projeto/jardimdechuvasalvador .
O recurso deve viabilizar principalmente as etapas de corte de asfalto, escavação, logística e maquinário para a implantação de dois canteiros em um dos portões de entrada do Colégio.
II Semana do Meio Ambiente
Em sua segunda edição, a Semana do Meio Ambiente do Colégio Marileine vai contar com uma roda de abertura no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, com a presença de famílias da comunidade, estudantes e representantes da Secretaria Estadual de Educação, para uma apresentação dos projetos urbanísticos dos novos jardins de chuva planejados pela instituição e para um passeio pelo território escolar, com uma apresentação das funcionalidades do jardim de chuva já instalado no pátio. Nos dias 6 e 7 de junho, turmas de diferentes fases de ensino farão mostras tecnológicas e artísticas inspiradas nos jardins de chuva e temas relacionados.
II SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO COLÉGIO MARILEINE
5 de junho
9 às 10h – Roda para apresentação do projeto urbanístico dos novos jardins de chuva
10 às 11h – Passeio com a comunidade local pelo jardim de chuva instalado
13h30 às 16 – Roda de Conversa e Oficina de Costura “Dignidade Menstrual”
6 e 7 de junho
Manutenção do Jardim de Chuva
Criações Artesanais
Linguagens Digitais
Performances Artísticas
Fotos: Milena Abreu