Apesar de marcar – 70 pontos, o Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB) de maio mostra uma melhoria na confiança do empresário da Bahia, tanto no comprativo com abril (onde registrou -126 pontos) como na relação com o mesmo mês do ano passado (-149 pontos).
O índice, divulgado, é medido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), da Secretaria do Planejamento do Estado.
O técnico da SEI, Luiz Lobo, avalia que “o resultado mais recente do ICEB indicou que a confiança, pelo menos, já se recuperou dos tombos observados em março e abril”. Não há, contudo, garantia que esta trajetória se repetirá nos próximos meses. Em maio, o Iceb teve a sétima pontuação seguida abaixo de zero. Em maio deste ano, apenas a Agropecuária ficou acima de zero (65 pontos). Indústria (-52 pontos), serviços (-91 pontos) e comércio (-115 pontos) prosseguem na zona de desconfiança.
Os quesitos crédito, PIB estadual e emprego tiveram as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis juros, câmbio e inflação apresentaram os indicadores de confiança em situação “menos desfavorável”.
Foto: reprodução site FGV