Segundo informações do Jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os ministros da Casa Civil e de Relações Institucionais, Rui Costa e Alexandre Padilha, respectivamente, e o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, para uma reunião no Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira (31).
O encontro, no entanto, não estava previsto na agenda oficial do mandatário e acontece um dia após a derrota no governo na Casa Legislativa.
Os ministros chamados para reunião são peças-chaves para a articulação política do governo entre os Poderes. Na última terça-feira (30), os parlamentares se reuniram para votar o PL 470/07, que defende a criação do marco temporal nas terras indígenas. A proposta não atende os interesses do governo e a orientação passada ao líder José Guimarães, conforme informações do periódico, era o voto contra da base e de aliados a gestão. A derrota foi vista como um recado do presidente do Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ao governo Lula.
Os deputados se reúnem novamente, nesta quarta (31), para debaterem para votarem a MP que cria a nova estrutura do governo Lula. O governo teme, contudo, que o Congresso deixe a MP caducar. Caso isso aconteça, as reformas na Esplanada dos Ministérios propostas pelo presidente ficarão escanteadas e o mandatário terá que governar com a estrutura montada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e as alterações solicitadas só poderá acontecer no próximo ano.
Foto: Ricardo Stuckert/PR