domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ROBINSON ENALTECE ELEIÇÃO NA DIREÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA

João Paulo - 27/05/2023 08:30

O líder da Federação PT, PV, PC Do B na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Robinson Almeida, enalteceu a eleição do primeiro negro para dirigir a Faculdade de Medicina da Bahia em 215 anos de história da instituição, o professor Antônio Aberto Lopes, e repudiou veemente os ataques racistas proferidos contra o docente da Universidade Federal da Bahia e cientista internacionalmente respeitado.

O petista cobrou que os autores dos ataques racistas sejam identificados e respondam pelo crime.

Lopes foi eleito pela Chapa 1, ao lado do professor Eduardo Reis, na noite desta quinta-feira (25) com a maioria dos votos dos alunos, docentes e servidores da universidade. As ofensas racistas começaram no início da campanha que elegeria a nova direção da Faculdade de Medicina. Pelo menos dois e-mails foram enviados às turmas do curso de Medicina por um remetente autointitulado “Voz do Deserto” com as ofensas de cunho racial.

“Primeiro, celebramos essa importante e histórica vitória do professor Antônio Lopes, do professor Eduardo Reis, da Chapa 1 e da Faculdade de Medicina. Ela é significativamente representativa, uma vitória também da luta antirracista, que marca, definitivamente, uma nova era, um novo tempo, em que a democracia se fortalece e não retrocede à práticas segregadoras e abomináveis como o racismo. Avançamos e precisamos avançar muito mais”, afirmou o petista.

“A Bahia é o maior estado de população negra fora da África. Temos sangue e orgulho da nossa história racial. Temos ódio ao racismo. Racismo é crime e prática de gente ruim. Racismo é inaceitável. Portanto, importante que os autores desse crime sejam identificados e responsabilizados. É preciso acabar com a impunidade e promover, verdadeiramente, a justiça”, cobrou Robinson Almeida.

Foto divulgação Daniel Ferreira

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.