sexta, 04 de abril de 2025
Euro 6.3857 Dólar 5.8221

VIOLÊNCIA FAZ MORADORES DO STIEP INVESTIREM EM CÂMARAS DE SEGURANÇA

João Paulo - 26/05/2023 06:59 - Atualizado 26/05/2023

A Bahia é o estado com maiores índices de violência do país. Em Salvador para minimizar os problemas causados pela falta de segurança, moradores do Vale dos Rios, na região do Stiep, compraram R$ 16 mil em câmeras de vigilância que foram instaladas no bairro. Residentes e comerciantes cobraram a Secretaria de Segurança Pública (SSP) ações mais enérgicas para garantir a segurança das 285 famílias e estabelecimentos.

Segundo reportagem do Jornal Correio, as câmeras foram instaladas em frente à praça Vale dos Rios, o local é o principal alvo dos bandidos. Os moradores contaram que as ocorrências são frequentes no começo da manhã e no final da tarde, quando o movimento de pedestres aumenta, tanto de trabalhadores e estudantes chegando e saindo, como pelas pessoas que fazem caminhadas, levam as crianças para brincar ou passear com os cachorros.

São 16 equipamentos instalados pela comunidade e uma câmera da SSP. Daniel* contou que o custo com a operacionalização é de R$ 699 mensais, valor que é dividido entre as famílias. Ele garantiu que mais câmeras serão instaladas. “É só o começo. Vamos implantar mais. É porque é muito alto o custo disso, é menor que colocar segurança privada, mas ainda assim é alto. Foi um custo que a Associação de Moradores assumiu e a manutenção foi rateada em cima da taxa dos condomínios e estabelecimentos comerciais”, explicou.

A instalação dos equipamentos divide opiniões no bairro. Há quem questione a falta de privacidade e até que ponto os equipamentos são eficientes, porque casos flagrados pelas imagens e levados até a polícia não foram solucionados. Porém, a maioria acredita que a presença dos equipamentos pode ajudar a inibir as ações dos criminosos. Desde que foram implantadas, em dezembro do ano passado, elas já registraram diversos delitos.O caso mais recente foi o furto de um refletor, ocorrido na semana passada. No dia 1º de maio, um casal em uma motocicleta assaltou moradores em plena luz do dia. Era por volta de 16h30, e o que chamou a atenção foi que a mulher estava usando roupa de praia, o que não levantou suspeita até ela sacar a arma e apontar para as vítimas.

Foto: (Paula Fróes/CORREIO)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.