Nessa quinta (25), os alunos, docentes e servidores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), elegeram Antônio Alberto Lopes como o primeiro professor negro a ocupar o cargo de diretor da Faculdade de Medicina da Ufba (FMB/Ufba), em 215 anos de história
Concorrendo pela Chapa 1, Antônio foi eleito junto com o professor Eduardo Reis, candidato a vice-diretor. A dupla ficará à frente da unidade até junho de 2027. A Chapa 2, foi composta pelos docentes Sumaia Boaventura e André Gusmão. Antônio Alberto Lopes ingressou como professor da Faculdade de Medicina em 1980 e é membro da Academia de Medicina da Bahia. Atualmente, é professor titular do departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico da UFBA. Eduardo Reis é docente da universidade desde 1998.
“Foi a coisa mais bonita e histórica. É o primeiro diretor negro da Faculdade de Medicina. Nunca houve essa possibilidade antes. Enfrentamos questões difíceis ao longo dessa campanha como racismo, homofobia e intolerância. Foi muito difícil, mas a democracia e o combate ao racismo venceu”, disse Antônio, emocionado durante a festa de comemoração, em entrevista ao Jornal Correio.
Foto: Reprodução/TV Bahia