Eles entendem tudo de séries, filmes, revistas em quadrinhos, de super-heróis e, principalmente, são fãs e mandam muito bem em tecnologia.
Os nerds, ou para usar a expressão mais “moderninha”, os geeks, têm uma data dedicada a eles: 25 de maio. E para comemorar uma cultura e mercado que vêm crescendo ano a ano, o Salvador Norte Shopping usou a ferramenta de inteligência artificial do momento, o ChatGPT, para criar uma campanha e promoção da Semana do Orgulho Geek, para este público.
No período de 25 a 28/05, os clientes que comprarem R$70 no site www.salvadornorteonline.com.br ou no aplicativo do shopping (SuperApp disponível gratuitamente para Android e IOS) ganham um camisa da Piticas, marca de produtos voltados para eles. Os geeks encontrão também uma curadoria de produtos especiais, com livros, jogos, personagens em miniatura, kit gamer, almofadas, canecas, dentre outros.
Para lançar esta promoção, o ChatGPT foi o responsável por sugerir o conceito, a identidade visual, plano de mídia da campanha, além de estratégias de divulgação que incluem vídeos e posts nas redes sociais, contratação de influenciador, e-mail marketing. “A cultura geek vem se fortalecendo e atraindo diversas marcas em busca de um público fiel, conectado e ávido por novidades. Por isso, resolvemos inovar e sermos pioneiros. Nada melhor do que “ouvir” a inteligência artificial para uma promoção voltada para quem ama tecnologia, explica Gabriela Simões, gerente de Marketing do Salvador Norte. O objetivo é que após o período, sejam avaliados os resultados e aceitação da estratégia proposta pela inteligência artificial.
Curiosidade – Porque o Dia do Orgulho Geek é 25 de maio? A resposta, claro, é coisa de nerd: foi nesta data, em 1977, que estreou o primeiro filme da saga Star Wars, o quarto capítulo da saga criada por George Lucas e que virou um dos ícones da cultura pop de todos os tempos. O Dia do Orgulho Nerd foi oficializado pela primeira vem 2007, na Espanha, em diversas cidades, expandindo-se pela internet em atos de comemoração pelo mundo. A partir do ano seguinte, a celebração chega aos EUA ganhando maior proporção com a venda de produtos sobre o tema.