sábado, 29 de junho de 2024
Euro 5.9938 Dólar 5.5988

PREFEITURA LANÇA EDITAL PARA O I DESAFIO DE INOVAÇÃO ABERTA

Tácio Caldas - 25/05/2023 20:11

Primeira capital do Brasil abriu o edital para o projeto que objetiva a promoção da recuperação econômica de Baixa dos Sapateiros.

A prefeitura de Salvador abriu, nesta quinta (25) o edital de lançamento do I Desafio de Inovação Aberta, que busca realizar uma recuperação econômica da região da avenida José Joaquim Seabra, também conhecida como Baixa dos Sapateiros, na capital baiana. Essa iniciativa foi criada pelo Programa Salvador Lab, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e tem como destino os estudantes do ensino superior das universidades públicas e privadas de Salvador.

O desafio foi apresentado no workshop Baixa dos Sapateiros que contou com a participação de empresários da região e propõe a criação de projetos inovadores e tecnológicos, que busquem e entreguem soluções para transformar a vida e a economia do bairro. De acordo com a secretária da Semdec, Mila Paes, a ação, voltada para os jovens, foi pensada buscando o olhar e a criatividade da garotada.

“Com o primeiro Desafio de Inovação Aberta, estamos contando com o olhar e a criatividade do jovem universitário, para recuperar a vida econômica da Baixa dos Sapateiros. Esta região foi considerada uma referência comercial de Salvador, no século 19. Desejamos que ela retome a sua condição de maneira ativa, inovadora, geradora de emprego e renda”, explicou Paes.

Os interessados podem se inscrever  para o I Desafio de Inovação Aberta gratuitamente pelo site do Programa Salvador Lab até o próximo dia 8 de junho de 2023. Todos os projetos inscritos precisam apresentar critérios relacionados aos temas da economia, inovação e/ou tecnologia, além do desenvolvimento urbano e/ou econômico, da sustentabilidade comercial e das novas alternativas econômicas.

Outros detalhes que os projetos precisam observar são as formas de ação dos comerciantes e lojistas para promoverem a atração de clientes, do aumento no fluxo e movimento de pessoas na região, da integração entre físico e digital, do marketplace, e-commerce e outras formas de atividades comerciais on-line. Vale lembrar que, antes de produzirem os seus projetos, os participantes passarão por oficinas e treinamentos com temas de fomento à inovação, tecnologia e criação de negócios.

Tudo isso será feito, com o intuito de fazer com que os jovens possam entender os pontos de melhoria e desenvolver suas respectivas soluções. Neste processo, os participantes contarão com mentores técnicos e de negócios que, ao longo da jornada, os auxiliarão no desenvolvimento das atividades, com sessões em salas virtuais ou presenciais.

 

Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.