sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PIB DOS EUA NO PRIMEIRO TRIMESTRE SUPERA PROJEÇÕES. VEJA

João Paulo - 25/05/2023 13:20

O Produto Interno Bruto dos Estados Unidos subiu no ritmo anualizado de 1,3% no primeiro trimestre em comparação com o trimestre anterior, acima do 1,1% da primeira prévia, informou hoje o Birô de Análises Econômicas.

O dado ficou acima do 1,1% esperado pelo mercado, indicando uma economia mais aquecida que o previsto. No quarto trimestre, o PIB americano havia crescido 2,6%.

A revisão para cima ocorreu em função de um aumento nos investimentos privados em estoques. Também hoje o Departamento do Trabalho americano divulgou os pedidos semanais de seguro-desemprego na semana encerrada em 20 de maio, que ficaram em 229 mil, 4 mil acima do resultado da semana anterior, que foi fortemente revisada para baixo, de 242 mil para 225 mil. O dado ficou abaixo dos 245 mil pedidos esperados pelo mercado. Na média de quatro semanas, os pedidos do benefício estão em 232 mil, estáveis em relação ao período anterior.

O número de trabalhadores recebendo o benefício caiu de 1,799 milhão para 1,794 milhão, indicando mercado de trabalho mais aquecido. Os dados sugerindo atividade mais forte levam a um aumento das chances de uma nova alta dos juros na próxima reunião do Federal Reserve, o banco central americano, em 14 de junho. Na CME, a Bolsa de Chicago, as chances de alta de 0,25 ponto no juro subiram de 36,4% ontem para 41,4% hoje e as de manutenção, de 63,6% para 58,6%.

Os índices de ações de Nova York no mercado futuro têm comportamentos distintos, com o Dow Jones caindo ligeiramente, 0,02%, enquanto o S&P500 e o Nasdaq sobem, 0,9% e 2,29%. O resultado da empresa de chips Nvidia, muito acima do esperado, e suas projeções de vendas mais otimistas com a demanda por projetos de inteligência artificial puxam o setor de tecnologia e o Nasdaq e o S&P500. Já as declarações do presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, ajudou as bolsas ao afirmar que foram feitos progressos nas negociações para aprovar um novo teto da dívida do governo americano, mas que ainda há questões que precisam ser resolvidas.

O Congresso americano entra de folga na sexta-feira e só deve voltar na terça-feira, após o feriado de Memorial Day, em homenagem aos militares mortos em guerras, mas os congressistas podem ser convocados para votar antes. Ontem, a Fitch colocou a nota de crédito dos Estados Unidos em perspectiva negativa, citando as dificuldades em aprovar o aumento do teto, que podem deixar o governo sem dinheiro na semana que vem, em 1º de junho.

Fonte: portal Minuto Touro de Ouro

Foto: (Shutterstock)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.