O diretor comercial da Cetrel, Ivan Sant Anna, proferiu uma palestra durante o painel “Manutenção da matriz hídrica: adequação de efluentes de ETEs existentes para utilização como reuso planejado”, durante o Congresso da ABES, considerado o mais importante encontro sobre a engenharia sanitária e ambiental do Brasil e realizado em conjunto com a FITABES – Feira Internacional de Tecnologias e Saneamento Ambiental.
Em sua apresentação, ele destacou a expertise da companhia no tema tratado. “A Cetrel possui 45 anos de experiência em tratamento de água e efluentes, possui atualmente 200 clientes, um atendimento nacional e profissionais altamente qualificados”, disse o Diretor Comercial.
De acordo com ele, manutenção da matriz hídrica e o reúso planejado de efluentes são temas de extrema relevância para enfrentar os desafios relacionados aos efeitos das mudanças climáticas. “Para impulsionar o reúso de água no Brasil, é fundamental o estabelecimento de políticas e regulamentações que promovam o reúso, além de incentivos financeiros e programas de conscientização”, afirmou Sant Anna. Ainda no evento, a Cetrel, representada pelo Químico de Efluentes José Gilson Santos Fernandes, apresentou o trabalho técnico “Avaliação de tratabilidade do cianeto em lodos ativados e sua toxicidade – uso da respirometria no tratamento de efluentes industriais”.
Foto: divulgação