Segundo expectativa da Fecomércio-BA e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) a movimentação financeira dos festejos do mês de junho na Bahia e em Salvador deve cegar a R$ 2 bilhões de reais.
Com o Dia dos Namorados e São João que são datas que aquecem o setor o comércio no estado promete ser aquecido.
Presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindlojas), Paulo Motta, é um dos que estão otimistas com a chegada das datas. Após o Dia das Mães – segunda data mais importante para o comércio após o Natal – que alavancou o comércio em cerca de 12%, agora é a vez do São João movimentar a economia.
“O mês de junho tem duas datas importantes para o varejo que é o Dia dos Namorados e o São João. Confecção, artesanato, bijouterias, áreas de perfumes, de comida, são os principais produtos comercializados neste período”, informa em entrevista a Tribuna da Bahia. Segundo ele, o Dia dos Namorados tem uma peculiaridade: o fato de ser uma data de dupla compra, o que ativa ainda mais o varejo. “Acreditamos que em torno de um crescimento de 5% nas vendas”, afirma.
Assim como o Dia das Mães, espera-se que os shoppings centers sejam os locais mais procurados pela população para ir às compras. Por vários motivos, não só por serem a preferência dos consumidores, conforme demonstrou levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mas por disponibilizarem diversas atrações para o público, desde barracas típicas com degustações, a eventos musicais com forró, ritmo mais ouvido nesse período junino. “As pessoas gostam de ir ao shopping nesse período junino porque elas compram e se divertem ao mesmo tempo. Tem atrações, é um ambiente familiar, agradável”, acrescenta Motta.
Foto: Foto: Divulgação/Prefeitura de Amargosa