sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

MARINA SILVA NEGA QUE IBAMA VAI RETIRAR NOTA CONTRARIA A EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NA FOZ DO RIO AMAZONAS

João Paulo - 24/05/2023 08:45 - Atualizado 24/05/2023

Com a volta de Lula ao Brasil, a questão da exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas pela Petrobrás voltou a ganhar ares mais intensos.

Ontem a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que o governo federal vai respeitar a decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de indeferir o pedido da Petrobras para realizar atividade de perfuração marítima na bacia da Foz do Rio Amazonas, entre o Pará e o Amapá.

A licença foi oficialmente negada na semana passada, e o caso gerou grande repercussão política, com críticas de aliados do governo, como o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Senado. O objetivo da Petrobras era avaliar a existência de jazidas de petróleo na costa do Amapá, próximo à foz do Rio Amazonas, o que poderia gerar investimentos e pagamento de royalties ao estado no futuro.

“O parecer do Ibama, considerando a posição unânime de dez técnicos que analisaram o pedido de licença para fazer a perfuração de um poço exploratório foi contrário. A partir de agora, o que está estabelecido é o cumprimento da lei”, disse a ministra, após se reunir com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, no Palácio do Planalto. Ela estava acompanhada do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

Segundo Marina Silva, a equipe técnica que elaborou o parecer entendeu que a Petrobras não apresentou uma avaliação ambiental de área sedimentar (AAAS).da de perfuração e embarcações de apoio.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.