segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0725

NOVO CONSELHEIRO DO TCM-BA TOMOU POSSE NESTA TERÇA

Douglas Santana - 23/05/2023 18:39

Várias autoridades participaram da sessão solene, como o vice-governador Geraldo Júnior (MDB); Saiba detalhes

 

O novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Ronaldo Sant’Anna, tomou posse nesta terça (23), em sessão solene do órgão. No seu discurso, Ronaldo afirmou que irá pautar a sua atuação, contribuindo “para transformar outras vidas pela educação”, fazendo um breve histórico de suas conquistas profissionais e contando o empenho da sua mãe, Dona Zélia, que o incentivou aos estudos, desde cedo, em Alagoinhas, onde nasceu. Várias autoridades participaram da sessão, como o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), deputados estaduais, desembargadores, procuradores de justiça, procuradores de contas, além de conselheiros e servidores do TCM e também do TCE, além de familiares e amigos.

O novo conselheiro disse que seu objetivo é “servir ao público, servir ao povo. Com ética, honestidade, probidade e eficiência no desempenho de minhas funções, como sempre fiz ao longo de minha caminhada no serviço público”. Observou que, como magistrado de contas, “não se pode acovardar-se perante qualquer poderoso. Ou, diante dos mais fracos, querer demonstrar poder e arrogância”. Afirmou ainda que dará atenção especial, com o apoio de seus pares, na função de conselheiro, a “veiculação e a propagação de boas práticas que ocorrem nos municípios, para que sejam copiadas e possam melhorar as políticas públicas nas mais diversas áreas, sempre em benefício do cidadão, da sociedade”.

Ressaltou, também a importância da fiscalização, que cabe às cortes de contas, e a determinação de se avaliar a eficiência e eficácia de políticas públicas através de auditorias – que, para ele, deve ser a prioridade. E, para isso, destacou a importância de se dotar o corpo técnico do TCM de todos os instrumentos necessários à realização de auditorias operacionais ou temáticas, citando com exemplo de sucesso a “Operação Educação”, realizada pelos tribunais de contas, em todo o país, no final de abril.

Observou que, no desempenho de seus deveres como conselheiro, irá pautar a fiscalização do erário e o julgamento de contas com “sensibilidade com aqueles que erram involuntariamente, mas tentando acertar”. Disse que saberá separar o “joio do trigo”, ou seja, “o erro da fraude, o erro involuntário do dolo”, punindo aquele que tem a intenção de fraudar, que “intenciona se locupletar com recursos públicos”.

 

Fonte: TCM – Foto: Divulgação/TCM

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.