domingo, 06 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

ESTADOS UNIDOS PODE DAR CALOTE INÉDITO EM INVESTIDORES. ENTENDA

João Paulo - 23/05/2023 06:49 - Atualizado 23/05/2023

Os Estados Unidos podem aplicar um calote histórico e provocar um colapso econômico. Essa é a frase da secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, que alertou que o país pode ficar sem ter como pagar suas despesas a partir de 1º de junho.

A forte declaração da secretária veio após mais uma reunião sobre o teto da dívida nos EUA,  entre o presidente americano Joe Biden e o líder da Câmara dos Deputados, o republicano Kevin McCarthy, terminar sem acordo.

Ambos tentam chegar a um acordo para evitar um possível colapso econômico com um inédito calote nos investidores de títulos públicos. Apesar da expectativa em torno da conversa na Casa Branca, que acontece há pouco mais de uma semana do prazo final dado pelo Tesouro para resolver o imbróglio, as partes não chegaram a um consenso.

Durante o encontro, Biden, que acabou de retornar do G7 no Japão, enfatizou as consequências do calote nos investidores para a economia dos EUA e do mundo. — A população americana levaria um golpe no seu bem-estar econômico. Na verdade, o resto do mundo também levaria — afirmou, embora tenha concordado com McCarthy que cortes nos gastos são necessários.

Já o presidente da Câmara disse a repórteres que os dois lados ainda têm divergências a serem trabalhadas e enfatizou que é contra à proposta do democrata de aumentar os impostos para reduzir o déficit orçamentário. McCarthy, porém, afirmou que ambos concordam que é preciso “mudar a trajetória” para reduzir a dívida.

O país atingiu o limite de endividamento, de US$ 31 trilhões (R$ 153 trilhões), em janeiro. Desde então, o Tesouro — que pega dinheiro emprestado com os investidores de títulos públicos para arcar com os gastos do governo — tem feito manobras extraordinárias para não furar o teto.

Foto: Doug Mills/The New York Times

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.