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75% DE MOTORISTAS E ENTREGADORES NEGAM INTERESSE EM CLT

João Paulo - 22/05/2023 13:13

De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Datafolha em nome da Uber e do iFood, foi constatado que três em cada quatro motoristas e entregadores que atuam nos aplicativos de mobilidade e entrega preferem manter o atual modelo de trabalho em vez de serem contratados sob o regime CLT, mesmo que isso lhes garanta os benefícios trabalhistas estabelecidos por lei.

Para a maioria desses profissionais, a CLT representa uma ameaça à sua autonomia e flexibilidade, que atualmente lhes permite escolher seus próprios horários e recusar viagens a qualquer momento.

Conforme os resultados do estudo “Futuro do Trabalho por Aplicativo”, divulgado nesta segunda-feira (22), constatou-se que 75% dos motoristas e entregadores de aplicativos preferem manter o modelo atual em vez de serem contratados pelo regime CLT. Apenas 14% dos motoristas e entregadores expressaram sua preferência por uma relação de emprego regida pela CLT, a fim de ter acesso aos benefícios trabalhistas. Quando questionados sobre direitos e benefícios, 68% dos motoristas e entregadores responderam que estariam dispostos a contribuir para a Previdência caso as plataformas automatizassem o processo usando tecnologia.

Direitos trabalhistas

Para 89% dos entrevistados, é importante garantir certos direitos e benefícios, desde que isso não prejudique a flexibilidade do trabalho. Apenas 11% manifestaram apoio à garantia de todos os direitos trabalhistas, mesmo que isso implique em menor flexibilidade.

Seis em cada dez entrevistados estão fazendo contribuições para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou têm planos de previdência privada. No total, 30% contribuem para a Previdência Social por meio de outras ocupações de trabalho, enquanto 25% relatam realizar a contribuição como profissionais autônomos, por exemplo, como Microempreendedores Individuais (MEI). Um terço dos motoristas e entregadores (36%) afirmou não contribuir para a Previdência, seja pública ou privada. Os principais motivos citados foram o valor da mensalidade (34%) e a burocracia (21%).

Metodologia

Entre janeiro e março de 2023, o Datafolha realizou um levantamento por meio de 2.800 entrevistas com motoristas (1.800) e entregadores (1.000) que são parceiros da Uber e do iFood em todo o território brasileiro. A pesquisa possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.

Foto: Ifood/Divulgação

 

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