terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

LULA E ZELENSKY NÃO TERÃO REUNIÃO BILATERAL DURANTE CÚPULA DO G7

João Paulo - 21/05/2023 11:38

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não terão uma reunião bilateral durante a cúpula dos líderes do G7, em Hiroshima, no Japão, por “incompatibilidade de agendas”. Lula participa da reunião de cúpula do G7 na condição de convidado.

A presença do presidente brasileiro marcou o retorno do Brasil, após 14 anos, ao encontro do grupo que reúne as sete economias mais industrializadas do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido).

Nesta sexta-feira (19), o presidente ucraniano propôs ao mandatário brasileiro uma reunião bilateral entre os dois chefes de estado durante a cúpula de Líderes. A informação foi repassada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil à TV Globo. Segundo o governo brasileiro, a possibilidade de uma reunião chegou a ser negociada e uma sala de reunião foi montada para o encontro. No entanto, “por incompatibilidade de agendas”, a reunião não aconteceu.

De acordo com o governo brasileiro, Lula chegou a oferecer mais de um horário, mas a equipe do presidente ucraniano não conseguiu encaixar a reunião na agenda de Zelensky. Ao ser questionado se ficou decepcionado pelo fato da reunião não ter acontecido, o presidente ucraniano disse ironicamente que achava que Lula deveria ter ficado decepcionado. Zelensky se reuniu neste domingo (21) com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Lula também iria se reunir com o presidente americano, no entanto, segundo o governo brasileiro, Biden queria uma reunião com os chefes de estado da Indonésia, Índia e Brasil, mas não foi possível coordenador as agendas.

Foto: divulgação – TV Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.