terça, 01 de abril de 2025
Euro 6.19579 Dólar 5.7476

FAZENDA DIZ QUE BRASIL ‘TEM QUE CRESCER ACIMA DA MÉDIA MUNDIAL’

Tácio Caldas - 19/05/2023 19:51

Fernando Haddad (PT) disse também que há espaço para um novo ciclo de corte de juros por parte do Banco Central (BC), administrado pelo Roberto Campos Neto.

Em evento promovido pelo Banco Central (BC), em São Paulo, nesta sexta (19), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que o Brasil “tem a obrigação de perseguir uma taxa de crescimento acima da média mundial”, além de pontuar há espaço para um novo ciclo de corte de juros por parte do BC.

Vale lembrar que esta é a primeira vez em que um governo assume um mandato com uma lei de autonomia do Banco Central em vigor e que essa independência da autoridade monetária foi estabelecida no ano de 2021, por meio de uma lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ministro também reforçou que tanto o Banco Central quanto o Ministério da Fazenda têm trabalhado juntos para melhorar as questões da política fiscal e monetária do país, com o objetivo de promover um crescimento robusto na economia do Brasil. “Sempre faço referência à meta que colocamos de crescer acima da média mundial, dado seu potencial em relação a recursos e tecnologia desenvolvida a nível nacional”, pontuou o Haddad (PT).

Fernando Haddad (PT) reforçou ainda que é preciso compreender o fato de que se discutir política monetária não uma afronta ao Banco Central. “Estamos construindo essa relação. Todos que estão aqui estão correndo pelo mesmo objetivo, somos dois braços do mesmo organismo e temos que trabalhar pelo mesmo objetivo”, finalizou o ministro.

 

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.