O governo do estado realizou a abertura do Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios , no Gran Hotel Stella Maris.
O evento, que tem programação prevista até sexta-feira (19), visa firmar a cooperação entre a Bahia e a China no estímulo à produção de dados científicos, estudos, inovação, tecnologia e negócios, a partir de encontros estratégicos entre representantes do país asiático e do Governo do Estado da Bahia, além de investidores, pesquisadores e especialistas.
Entre as autoridades presentes no local, estava o vice-governador Geraldo Júnior e os titulares da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria do Planejamento (Seplan) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O evento também contou com a presença de Tian Min, cônsul geral do Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro.
A cooperação também engloba o estudo para implementar o uso de energias renováveis na Bahia, visto que a China é campeã na produção de energias desse tipo. Ainda, segundo o diretor-geral da SEI, haverá espaço nos três dias de evento para a discussão de investimentos. “Estamos aqui com o Banco do Nordeste, a Desenbahia e temos também representantes da Caixa Econômica Federal. Todos esses estão pegando empresas baianas para poder impulsionar o seu crescimento. Alguns bancos vão investir em empresas baianas como a Quinto Energy, que vai firmar também um memorando de entendimento com a China. Os volumes de recurso são muito grandes”, afirmou.
Com esses incentivos financeiros, a expectativa é de que projetos que estavam parados, como a Ponte Salvador-Itaparica, sejam destravados. Contudo, o secretário da Seplan, Cláudio Peixoto, afirma que a obra precisará ser revista. “A Ponte Salvador-Itaparica é um investimento que envolve uma engenharia financeira e precisa ser revista, porque os custos da construção aumentaram muito. O estado está revendo e os investidores chineses também, mas esse é um assunto que vai estar na mesa nos próximos dias”, assegurou.
A programação do Fórum segue nesta quinta e sexta-feira, com seminários, painéis, conferências e mesas de negócios. De acordo com José Acácio Ferreira, a grande novidade do evento deve ser o anúncio da vinda da BYD, fabricante chinesa responsável pela construção do VLT de Salvador, para a Bahia. “Os representantes da BYD já estão aqui na Bahia para firmar pactos e ajustes no sentido de virem para a Bahia. O que posso adiantar é que, no sábado, vamos visitar, junto a comitiva chinesa, o porto que era utilizado pela Ford, onde era desenvolvida a parte de escoamento da sua produção. Esperamos que depois dessa visitar possa haver anúncio do secretário e do nosso governador”, finalizou.
Programação
Quinta-feira, 18/05
8h – Credenciamento
9h – Início
Execução dos hinos
Apresentação da Orquestra Neojiba – transmitida online do Parque do Queimado
Apresentação cultural da China – Origem histórica do Intercâmbio China-Brasil – Sra. Sun
Yanping – Diretora chinesa do Instituto Confúcio da PUC-Rio
9h30 – Intercâmbio de estudos e projetos SEI-Academia de Shandong
Ato de assinatura do Memorando de Entendimento entre a SEI e a Academia de Ciências Macroeconômicas de Shandong
10h20 – Perspectivas de desenvolvimento industrial no âmbito da relação Brasil e países asiáticos – Uallace Moreira – Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – MDIC)
Mediador: Afonso Florence – Secretário da Casa Civil do Estado da Bahia
10h40 às 11h – Coffee break
11h – Conferência sobre Cidades Inteligentes na perspectiva da realidade da Bahia
Mediador: André Pinho Joazeiro – Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do
Estado da Bahia
12h20 às 14h20 – Intervalo
14h20 – 1º Painel: Logística de transporte como fator de desenvolvimento regional
Mediador: Mateus Dias – Superintendente de Planejamento em Logística de Transporte
e Intermodalismo da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia
15h50 – 2º Painel: Economia de baixo carbono: energias renováveis e mercado de
carbono
Mediador: Vânia Carla Moraes Almeida, Superintendente de Inovação e
Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia
17h20 Coquetel
Foto: