O cumprimento da Lei Municipal nº 9.225/2017, que determina o tempo de espera no atendimento dos usuários das operadoras de telefonia é o foco da “Operação Ligada no Tempo”, da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH).
Deflagrada nesta segunda-feira (15), a ação segue até sexta-feira (19), em Salvador, e visa verificar se as lojas, balcões e quiosques das operadoras de telefonia cumprem o prazo máximo de até 30 minutos no tempo de espera.
A fiscalização recai também sobre o cumprimento do atendimento preferencial e diferenciado, regulamentado pela mesma legislação, e que beneficia pessoas com mais de 60 anos, gestantes, pessoas com deficiências e com crianças de colo. Segundo o diretor de fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, a operação tem o objetivo de mostrar para o consumidor as ferramentas de atendimento e reclamação, como também melhorar a qualidade do serviço das operadoras. “Nosso objetivo é qualificar o acesso do consumidor às ferramentas de atendimento e reclamação como também melhorar a qualidade do serviço prestado pelas operadoras de telefonia”, explica. As denúncias ao Procon-BA também podem ser feitas através do aplicativo PROCON BA MOBILE ou por e-mail para o endereço [email protected].
Foto: Ascom/SJDHDS