sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

GASOLINA FICA CERCA DE 8% MAIS BARATA A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA

João Paulo - 17/05/2023 08:44 - Atualizado 17/05/2023

Passa a valer no dia de hoje (17), a redução nos preços da gasolina, diesel e GLP (gás de cozinha) nas refinarias anunciada pela Petrobras.

A mudança deve levar a uma diminuição de cerca de 8% sobre os valores praticados nas bombas dos postos de combustíveis entre maio e junho, segundo analista.

Em entrevista ao Jornal O Globo, André Braz, economista e coordenador dos Índices de Preços do Ibre/FGV, estima que a queda no custo do gás de cozinha e da gasolina deverão contribuir, juntos, para uma redução de cerca de 0,3 ponto percentual sobre a inflação de maio e 0,3 ponto percentual sobre a inflação de junho. Seu efeito será dividido entre os dois meses, em razão da redução de preço ter sido anunciada na metade deste mês, passando a valer, portanto, a partir do dia 17.

— Vai ser uma baita contribuição para segurar a inflação nesses dois meses. Mas uma parte dessa queda que a gente assiste hoje pode voltar em julho — diz Braz. No fim das contas, no entanto, analistas explicam que é um jogo de “soma zero” sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país. Economistas ainda esperam que a inflação deverá encerrar 2023 em torno de 6%.

Braz explica que a mudança na alíquota de ICMS, imposto que incide sobre combustíveis, deverá levar a um aumento em torno de 10% e 12% sobre o preço da gasolina – compensando o impacto positivo que a redução anunciada pela Petrobras exercerá sobre a inflação no ano.

Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.