domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ACELEN DIZ QUE REDUZIU EM 16% O PREÇO DA GASOLINA ESTE ANO E DIVULGA NOTA SOBRE NOVA POLÍTICA DA PETROBRAS

Redação - 17/05/2023 17:53 - Atualizado 18/05/2023

A Acelen, empresa que controla a Refinaria de Mataripe, emitiu nota nesta quarta-feira se posicionando sobre a mudança na política de preços da Petrobras. Segundo a nota, “ a nova política de preços anunciada pela Petrobras não traz informações suficientemente claras para garantir previsibilidade dos preços de combustíveis no Brasil”

A nota  diz que a ausência de previsibilidade dos preços de combustíveis desta nova política tende a afastar novos investidores e investimentos e afirma ser saudável  que o CADE acompanhe as variações de preços e aplicação dessa nova política, garantindo simultaneamente as condições isonômicas de acesso ao petróleo brasileiro pelas refinarias privadas, preservando a competitividade e a sustentabilidade do setor.

“O governo inseriu um elemento de incerteza no mercado, pois nos itens elencados na nova política de preços cabe quase tudo, dando  a direção da estatal enorme flexibilidade na adoção da política de preços, o que traz incerteza”, disse o Vice-Presidente de Comunicação ESG e Relações Institucionais, Marcelo Lyra.

Lyra disse também que nos últimos meses, a Acelen reduziu, semanalmente, os preços dos combustíveis produzidos na Refinaria de Mataripe, seguindo mercados de referência. No diesel, foram 10 reduções consecutivas, acumulando queda de 31% desde o início do ano. Já a gasolina acumula queda de 16% no mesmo período. Em relação ao GLP, que tem preço atualizado mensalmente, a redução foi de cerca de 10%, de março para maio.

“A redução de preços praticada pela Petrobras já estava prevista, independente da nova política de preços, pois a estatal estava perdendo competitividade no mercado. A redução que a Petrobras fez agora a Acelen já tinha feito”, disse Lyra.

Segundo ele, mesmo após o reajuste, o preço da gasolina está 3% mais barato na Acelen. A Petrobras está com o diesel 3,5%  mais barato  e o mercado atua assim mesmo, com variações de preços entre os agentes.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.