O crescimento do volume de serviços prestados na Bahia em março de 2023, na comparação com o mesmo mês de 2022 (9,6%), foi resultado de altas ocorridas em todos os cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE.
A principal influência positiva para o resultado veio dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (13,2%), que tem o maior peso na composição do setor de serviços baiano e apresentou seu 15º crescimento consecutivo na comparação com o ano anterior.
Os serviços de informação e comunicação (16,1%), por sua vez, deram a 2ª maior contribuição para o resultado geral do estado. A atividade teve o seu terceiro crescimento seguido.
A maior taxa de crescimento, porém, veio dos outros serviços (16,7%), que cresceram pelo 2º mês seguido. O grupo, que tem um peso menor no setor de serviços baiano, engloba as atividades auxiliares ao serviço financeiro, atividades imobiliárias, além de esgoto, gestão de resíduos, recuperação de materiais e descontaminação, e outros serviços não especificados.
Também registraram altas os serviços prestados às famílias (2,3%), que estão há 24 meses entre crescimento e estabilidade, e os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,3%), com o 3º crescimento consecutivo.
Foto: Luis Blanco – Governo de SP – Divulgação