quinta, 18 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.4906

QUAIS SÃO OS ADOÇANTES QUE NÃO FAZEM MAL Á SAÚDE? SAIBAM QUAIS

Bruno Alves - 16/05/2023 16:49 - Atualizado 16/05/2023

Nova diretriz da OMS desaconselhou o uso de adoçantes sem açúcar por não ajudarem na perda de peso e oferecerem riscos; saiba mais

A recomendação é válida para toda a população, tirando portadores de diabetes decorrentes da falta de estudos com o grupo.

Embora sejam vendidos como opções com menos calorias, estudos feitos pela OMS não comprovaram benefícios na redução da gordura em adultos e crianças á longo prazo.

Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stévia, xilitol e eritritol.

Eles têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento. A recomendação médica é mesmo é o alimento com seu próprio sabor, sem adição de açúcares, seja o natural ou o artificial.

Contudo evidências indicaram que os produtos não contribuem para redução de gordura corporal e ainda podem provocar diabetes tipo 2,  doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.

1 em 10 pessoas consome adoçantes no Brasil. Além disso, nos últimos anos, o consumo aumentou 200% entre as crianças e mais de 50% entre os adultos, de acordo com estudo recente feito pelo Jorunal of the Academy Nutrition and Dietetics.

 

Foto/Reprodução: Klaus Arras/Stockfood/SAÚDE é Vital

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.