domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PETROBRÁS DEVE MUDAR SUA POLÍTICA DE PREÇOS, ANUNCIA PRATES

Douglas Santana - 12/05/2023 19:19

As novas mudanças na estatal petroleira devem ser decididas na próxima semana; Confira os detalhes

 

Nesta sexta (12), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a petroleira deve decidir na semana que vem sobre os reajustes de combustíveis e a nova política de preços praticada pela estatal. Na ocasião, em que foram divulgados os resultados financeiros da Petrobras no primeiro trimestre, Prates não descartou o anúncio de aumentos.

“Existe chance de reajuste? Sim. Há uma chance de que, ao tratar desse assunto na semana que vem, a gente faça uma avaliação de alguns combustíveis”, disse Prates.

Sobre o novo modelo a ser adotado pela estatal, Prates afirmou que será o de “estabilidade versus volatilidade”, que deverá evitar tanto a estagnação de preços quanto os constantes reajustes nas bombas.

“Não precisamos voltar ao tempo em que não houve nenhum reajuste no ano inteiro. Em 2006 e em 2007 aconteceu isso. E também não precisamos viver dentro da maratona de 118 reajustes para um único combustível, como foi em 2017, o que levou à crise enorme da greve dos caminhoneiros”, afirmou.

De acordo com a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), o preço da gasolina vendida pela Petrobras às distribuidoras está 14% acima das cotações do mercado internacional, em atualização desta sexta-feira. Isso representa uma defasagem de R$ 0,39 por litro. Já o diesel tem uma defasagem de 9% – ou R$ 0,28 por litro.

 

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.