Ação vale a partir de segunda (15). Mais de 80 milhões de doses da vacina que protege contra o vírus influenza foram cedidas aos estados, apenas 21 milhões foram aplicadas
O MS maximizou a vacinação contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade, a indicação vale a partir da próxima segunda-feira (15). Até hoje, só grupos prioritários estavam recebendo a vacina no SUS
A oferta da imunização de gripe para o público em geral ocorre antes do encerramento da campanha de vacinação, datado para 31 de maio. Nos anos passados, o governo federal aumentava imunização para todos ao final da campanha, para dar prioridade para pessoas mais vulneráveis ou mais expostas ao vírus, como idosos, gestantes e professores.
Segundo o governo brasileiro, a ampliação antecipada atende a um pedido de estados e municípios. Isso porque a procura pelo imunizante está baixa e, os estoques, cheios. A campanha de 2023 iniciou em 10 de abril.
A partir desse momento, os estados e municípios definem as estratégias de vacinação de acordo com os estoques e as realidades de cada região.
O Brasil registrou 253 mortes por gripe neste ano. Os dados são até o final de abril, segundo o Ministério da Saúde.
Foto/Reprodução: Renan Ciconelo