O Grupo, que possui lojas na Bahia, registrou um faturamento milionário em 2022 e espera crescer mais dois dígitos neste ano
Com 30 anos no mercado, o Grupo Sal e Brasa (SB) surgiu no interior de São Paulo, através de quatro amigos, José Bonacina, Nilton Delazeri, Rubi Bortoncello e Valdemir Baldissera, que se juntaram no sonho de empreender dentro do setor de gastronomia. Com uma proposta inovadora para os anos 90, o Sal e Brasa introduziu um conceito que se tornou tendência nos dias de hoje: os buffets. Anos após, em 2001, o grupo decidiu expandir seus negócios para a região Nordeste, na contramão das demais marcas que focavam no Sudeste.
Salvador foi a primeira cidade nordestina a receber uma unidade do grupo, que permanece funcionando até os dias atuais no bairro de Pituaçu, região da Orla Marítima. Além da excelência nos serviços e pratos servidos, as churrascarias do Sal e Brasa se destacam pelo seu amplo espaço. Com capacidade para mais de 500 pessoas, o restaurante tem sido explorado não só nos horários de almoço e jantar, mas também para eventos de empresas e até mesmo festas de casamentos. Todos esses diferenciais do Grupo SB refletem de forma positiva em seu faturamento. Em 2022, o faturamento foi na ordem de R$ 250 milhões e a expectativa para 2023 é crescer mais dois dígitos.
“Temos muito claro que tudo que fazemos impacta diretamente na comunidade. Hoje, geramos mais de dois mil empregos diretos no Brasil e isso nos faz levantar todos os dias com mais entusiasmo, pois sabemos da nossa responsabilidade”, afirma José Bonacina, um dos sócios.
A capital baiana também possui outra franquia do Grupo Sal e Brasa: o Rancho do Cupim. A empresa surgiu em 2008 e está presente também em Pituaçu e Lauro de Freitas. O Rancho é um restaurante com conceito acolhedor e com carnes servidas na chapa, buffet de saladas, pratos quentes e pizza.
“É com esse mesmo conceito de carinho e qualidade que preparamos todas as outras carnes, pratos e porções que fazem parte do nosso cardápio. As especialidades da casa são as carnes (cupim, picanha, bife de chorizo, costela bovina, carré de carneiro, costela suína, codorna), mas também oferecemos opções de frutos do mar”, explica Rubi Bortoncello, outro sócio.
De olho no potencial do mercado de franchising que cresce principalmente no setor de alimentação, o Grupo SB entrou para esse modelo de negócio em 2010, iniciando seu projeto de expansão com a marca Sal e Brasa Grill Express, a terceira empresa. O negócio foi totalmente pensado para o setor de food service, presentes nas praças de alimentação dos shopping centers. A primeira unidade da Sal e Brasa Grill Express foi inaugurada em 2015, em Salvador. E depois de oito anos, a rede já conta com 45 unidades no Brasil.
“O foco principal do Sal e Brasa Grill Express, é de uma “churrascaria pocket”, com grelhados empratados e com várias opções no buffet. Isso é um diferencial no nosso negócio, e continua sendo até hoje. Com a Sal e Brasa Grill Express conseguimos nos adequar à região em que a loja está para levar o conceito do nosso restaurante para todos os públicos, com um grelhado diferenciado, as carnes nobres e os acompanhamentos com a cara do Brasil”, explica o CEO da SB Franquias, Fernando Ribeiro.
A marca Sal e Brasa Grill Express faturou em 2022 mais de R$ 90 milhões, um crescimento de 6% na comparação com 2021.
“Nosso negócio está bem representado e sólido no Nordeste, mas ainda há espaço para crescer de forma sustentável e rentável na região. Mas, nossos próximos passos é aumentar nossa representatividade no Sudeste”, finaliza Fernando Ribeiro.
Foto: Divulgação/Grupo Sal e Brasa