sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA S PROTESTAM EM SALVADOR; VEJA

Douglas Santana - 12/05/2023 17:08 - Atualizado 12/05/2023

Funcionários participaram de ato em protesto contra os artigos 11 e 12 do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023; Saiba detalhes

 

Em protesto, funcionários do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Social do Comércio (Sesc) se reuniram na entrada da Fecomércio-BA, na Av. Tancredo Neves, em ato contra os artigos 11 e 12 do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, que prevê o desvio de 5% dos recursos das contribuições sociais destinadas pelas empresas do setor terciário ao Sesc e Senac para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

Junto com o presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, do diretor regional do Sesc, Marconi Silva Sousa e da diretora regional do Senac, Marina Almeida, os funcionários e dirigentes das entidades iniciaram a manifestação na manhã desta sexta (12). Vestidos com trajes pretos, a maioria carregava balões da mesma cor, assopravam apitos e seguravam placas que estampavam dizeres como “Defenda o Senac e o Sesc”, “Unidos contra o desvio de 5% da verba do Sesc e do Senac” e “Assine o Abaixo-Assinado”.

Em discurso direcionado aos colaboradores presentes no ato, Kelsor Fernandes destacou que já conta com o apoio do senador baiano Angelo Coronel (PSD) para vetar o projeto de lei, e está em busca do apoio dos senadores Otto Alencar (PSD) e Jaques Wagner (PT). O presidente da Fecomércio-BA ainda destacou que o corte só está sendo cogitado pela crença de que há superávit no Sistema S.

“Alguns congressistas, infelizmente desinformados, acham que nós temos superávit. E um dos argumentos do senhor Freixo, que é presidente da Embratur, é que o Sesc e o Senac têm um superávit de R$1,8 milhões em caixa. Esquece que temos, no momento, 150 obras pelo Brasil afora e que superam essa reserva”, argumentou.

De acordo com a Fecomércio-BA, o impacto do corte de orçamento proposto no PLV de Conversão representa, somente para o Sesc Bahia, a retirada de R$ 1,4 milhões aplicados em atendimentos gratuitos, redução de 48,2 mil quilos de alimentos distribuídos pelo programa Mesa Brasil, subtração de 42 exames clínicos, queda de 304 matrículas em educação básica, redução de 604 atendimentos em atividades físicas e recreativas, corte de 40 apresentações culturais, fechamento de uma unidade, corte de 105 postos de trabalho e encerramento de atividades em, pelo menos, um município baiano.

 

 

Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.