O experimento nacional, que pretende estudar o impacto da jornada de trabalho reduzida, será feito entre junho e dezembro deste ano
No próximo mês, o Brasil passará por testes para saber o impacto da jornada de trabalho reduzida a quatro dias. A iniciativa é fruto de parceria entre a organização sem fins lucrativos 4 Day Week, que está conduzindo os teses globais sobre a carga horária reduzida, juntamente com a brasileira Reconnect Happiness at Work. O experimento nacional será entre junho e dezembro deste ano.
A Reconnect vai oferecer informações sobre o programa para qualquer empresa que demonstrar interesse em participar no Brasil. Para participar, as organizações precisam responder a um formulário disponível no site https://www.4dayweek.com/contact para ter acesso à mentoria. As companhias podem se inscrever para o início do experimento em agosto e começam a ser preparadas para adotar o modelo em setembro. Haverá um custo para participar do estudo, que ainda não foi definido.
O modelo a ser implementado nas participantes será do tipo 100-80-100: 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. Indicadores como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e turnover (rotatividade) serão os fatores avaliados ao final do experimento.
Foto: Shutterstock